A gente sabe que para o pequeno empreendedor, abrir uma empresa com CNPJ nem sempre é barato e fácil.
Mas quando se trata de registro de marca, é possível proteger sua marca, mesmo quando não se tem CNPJ aberto.
Pessoas físicas podem fazer o registro de marca no INPI (órgão responsável pelo registro no Brasil), desde comprovem o exercício lícito da atividade para a qual deseja o registro.
E como fazer registro de marca no INPI?
Para registrar sua marca no INPI você percorrerá um caminho com algumas etapas.
- 1ª etapa: Pesquisa de disponibilidade: consiste em saber se o nome que você quer dar para sua marca já não foi registrado anteriormente por outra pessoa. Uma pesquisa bem feita é crucial para o sucesso do seu processo de registro.
- 2ª etapa: Pagamento das Taxas: após a pesquisa, é necessário realizar o seu cadastro junto ao INPI, bem como emitir a taxa pertinente ao seu pedido de registro e efetuar o pagamento.
- 3ª etapa: Protocolo do Pedido: com a taxa paga, é hora de efetivar o protocolo do pedido, enviando sua logomarca (se houver) ou apenas inserindo o nome que pretende registrar.
- 4ª etapa: Acompanhamento: o processo de registro dura em média 10 meses, e durante este período é fundamental acompanhar semanalmente o seu processo, a fim de verificar se há novidades ou a necessidade de se manifestar.
- 5ª etapa: Deferimento: após o INPI conceder o seu pedido de registro, é necessário efetuar o pagamento da taxa para emissão do certificado, que será válido por 10 anos.
Conte com a Átomo Marcas e Patentes durante todas as etapas do seu processo de registro de marca.
- Tags:
- inpi