Essa simples pergunta “por que registrar minha marca?” já contém um grande erro! Explico: a marca NÃO é sua, enquanto ela não for devidamente registrada.
Isso mesmo. Você só pode chamar de sua marca após o processo de registro no INPI.
Agora, respondendo à pergunta do título do texto, existem vários motivos que justificam o registro da marca.
O primeiro, e principal motivo, é que com o registro em mãos, você tem exclusividade sobre a marca, dentro do seu segmento, em todo o território nacional, ou seja, ninguém do mesmo segmento poderá te plagiar.
Quando você usa uma marca sem o registro, está correndo o sério e enorme risco de perdê-la para seu concorrente, que pode chegar na frente e fazer o registro primeiro. Trabalhar sem registro de marca é como construir uma casa no terreno da sogra: por mais que tenha investido na obra, a casa nunca será sua.
Imagine perder todo o investimento feito na marca ao longo dos anos? Isso acontece com muita frequência por aí, infelizmente.
Portanto, o registro garante que todo o investimento feito na marca não seja perdido. Além disso, com o registro sua marca vira um patrimônio que pode ser futuramente vendido, negociado, franquiado, licenciado, ou seja, sua marca pode faturar muito.
E perante seus clientes, sua marca registrada terá muito mais credibilidade e confiança, pois eles saberão que estarão comprando de uma empresa séria e idônea.
Lembre-se: a marca da sua empresa é a alma do negócio. Portanto, mantenha-a protegida!